Allan Daniel Mendes Terra, 26 anos, professor
acadêmico, escritor e pastor da Igreja Metodista, casado, natural de Juiz de
Fora/MG, residiu em Curitiba há 7 anos e devido a uma transferência pela Igreja
Metodista está residindo há 10 meses em Roncador.
Juntamente com o senhor
Leandro Mateus Capucho, de Santo Antonio da platina, estão realizando o projeto
(totalmente voluntário) na cidade exatamente há 8 meses, visando trazer através
desse esporte qualidade de vida, disciplina, para crianças, jovens e adultos
com a intenção de formarem grandes atletas para assim estarem representando a
cidade.
De acordo com Allan, por
ser um projeto totalmente voluntário, falta alguns itens básicos para melhor
realização possível bem como: infraestrutura, tatames, equipamentos, quimonos.
Por isso foi solicitado ajuda junto a Prefeitura local e até o momento não foi
obtido resposta. Atualmente o único auxilio que o projeto recebe é da Igreja
Metodista (doação de parte do tatame para o mês de novembro) e o apoio do atleta
de UFC Vinicius Pancini, turma da UDL,TEAM BRONX e outros atletas de Curitiba e
Minas Gerais, onde o Allan Daniel tem treinado e se aprofundado nas artes
marciais para melhorar as técnicas e com aumentar o níveis de treino do
projeto. O atleta Vinicius Pancini (Participante do TUF e atleta do UFC), se sensibilizou
com a historia e se depuseram a vir dar palestras gratuitas para os alunos e
graduou um dos professores sem taxa alguma, porém para melhor atender e suprir
as necessidades básicas dos alunos é preciso mais auxílio, reconhecimento
local.
O Projeto:
Os
treinos são realizados duas vezes por semana, no período da noite. O projeto
busca fortalecer nos jovens valores como disciplina, pontualidade, bom
comportamento, companheirismo, convivência em equipe, respeito e união
familiar.
Projeto
Arena RC - tem como foco a formação da cidadania por meio da pratica da Arte
Marcial, Jiu-Jitsu, procurando ensinar valores morais adquiridos através
do esporte, tendo como objetivo principal, educar e formar
indivíduos, com determinação, respeito e disciplina, visando resgatar sua autoestima, permitindo que eles
disseminem uma cultura de paz em suas comunidades através de atividades.
indivíduos, com determinação, respeito e disciplina, visando resgatar sua autoestima, permitindo que eles
disseminem uma cultura de paz em suas comunidades através de atividades.
O
porquê do Projeto.
Em meados do século XIX, o esporte no
Brasil apresentava-se “como prática social incipiente, com baixos níveis de
conflito e de demandas, ausência de interesses secundários e pequena
intervenção por parte do Estado” (LINHALES, 1996, p. 204). Entretanto, com o
decorrer do tempo esta realidade foi se transformando. De uma atividade
desinteressada, o esporte torna-se uma atividade com sistemas de interesses
ampliados, incorporando uma variedade de atores e conflitos (GIOVANNI, 1995;
ROJEK, 1995; VEBLEN, 1983) e sendo alvo de interesses cada vez mais amplos,
passando de uma atividade com um fim em si mesmo para um instrumento de
efetivação de fins externos a ele (LINHALES, 2001).
Atualmente percebemos que o esporte se
encontra solidamente inserido na sociedade, sendo o mesmo considerado um
fenômeno sociocultural e entendido como um direito social. De acordo com o art.
217 da Constituição Federal, “é dever do Estado fomentar práticas desportivas
formais e não formais, como direito de cada um” (BRASIL, 1988). Apesar de um
dever do Estado, podemos observar que a promoção de práticas desportivas não se
dá apenas pelos órgãos públicos.
Políticas esportivas para crianças e
adolescentes tem sido alvo de organismos públicos, privados e de terceiro setor
(BRETÃS, 2007; GUEDES et al., 2006; MELO, 2004). Assim, através de
diferentes iniciativas, surgem em todo o país incontáveis projetos a fim de
promover atividades esportivas no contra turno escolar de crianças,
adolescentes, jovens e até adultos. Tais iniciativas, nomeadas em sua maioria
pelo termo “projetos sócio-esportivos”, vêm ganhando destaque na mídia e na
sociedade (MELO, 2004; 2005).
Projeto Arena Jiu-Jitsu
RC: o que tem sido proposto?
Com a crescente participação de jovens
na criminalidade e entre outros fatores – crise econômica e fracasso da
política educacional – os projetos de educação pelo esporte e/ou pelo trabalho
tomam impulso na década de 80 (ZALUAR, 1994). Juntamente a isto, o surgimento e
afirmação da idéia de terceiro setor fazem com que o número de projetos sociais
cresça em todo o país (MELO, 2007).
Sem ignorar as diferenças existentes,
grande parte dos projetos sociais está voltada às crianças e jovens ,
classificados algumas vezes como em “situação de risco social” ou em “situação
de vulnerabilidade social”, e objetivam ocupar o tempo livre dos mesmos. Os
projetos podem ser exclusivos da área esportiva ou podem também ofertar
atividades profissionalizantes e complementares à escolarização formal (GUEDES et
al., 2006). Conforme aponta Gonçalves (2003)
“Afastar os meninos do mundo do crime,
tirá-los da rua, livrá-los da violência – estas têm sido as justificativas
usadas pelos projetos sociais voltados para os jovens das comunidades pobres.
Todos pretendem ocupá-los com atividades educativas, esportivas, culturais e de
formação para o trabalho.” (p. 171-172)
DESAFIO:
Conseguir
doações de material esportivo (Kimonos, tamame,cordas e etc) para serem usados
pelos alunos. O projeto não tem materiais suficientes para atender à demanda e
muitos jovens e crianças, por não terem condições de adquirir o material
necessário, e acabam ficando de fora das competições de que o projeto
participa.
OS DESAFIOS
_. Firmar
parcerias com empresas e/ou comerciantes que permitam ao projeto adquirir
materiais esportivos, ampliar o atendimento e oferecer um lanche aos alunos.
Atualmente, o projeto ARENA RC não recebe qualquer apoio e, por isso, não tem
condições de oferecer alimentação aos assistidos.
Conseguir
apoio financeiro para arcar com os custos de inscrição nos campeonatos de que o
projeto participa e de transporte para levar os alunos às competições.
_.
Engajar voluntários que possam ajudar na divulgação e captação de recursos.
_. Tornar
o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em
blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados a
iniciativas de inclusão social por meio do esporte e a projetos de
responsabilidade social.