A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a morte de uma bebê de um ano e dois meses por metapneumovírus humano. A vítima, identificada como Nataly Vitória Pereira Geremia, morava em Renascença, na região Sudoeste do Paraná, e faleceu em 13 de dezembro.
De acordo com a Sesa, um exame realizado em laboratório particular apresentou resultado detectável para metapneumovírus humano (HMPV) - a confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR).
A criança foi diagnosticada com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no início do mês passado e foi atendida no Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecóits, em Francisco Beltrão.
Em nota encaminhada à imprensa, a Sesa explica que este é um vírus respiratório comum e pode causar infecções das vias respiratórias superiores inferiores. Em alguns casos, o metapneumovírus pode evoluir para casos mais graves.
Identificado no Brasil pela primeira vez em 2004, o HMPV registrou mais de 800 casos no Paraná em 2024.
A Sesa finaliza nota reforçando que a vacinação é a principal estratégia para prevenir complicações relacionados a vírus respiratórios. "As vacinas contra a Covid-19 e Influenza, disponíveis gratuitamente no SUS, são eficazes na proteção contra formas graves de doenças respiratórias, contribuindo para a redução de hospitalizações e óbitos", indica.
Com informações: PP News
Nenhum comentário:
Postar um comentário